Parte 2: o elemento terra
No texto anterior, iniciamos a série de postagens sobre os 4 elementos. O primeiro elemento tratado foi o FOGO, e, agora será a vez do elemento TERRA.
Enquanto o FOGO, cuja polaridade dinâmica YANG traz inquietação e impulsividade, a TERRA, é energia YIN, voltada para o interior, reflexiva, tranquila e confiável.
Algumas de suas virtudes são o senso prático e a funcionalidade.
Está muito conectada com tudo o que é físico, material, real e concreto. Daí vem o seu desejo persistente de construir e realizar.
Gosta de pisar em terrenos sólidos e estáveis. Há uma preocupação com o sustento e a sobrevivência. Precisa ter onde morar, o que vestir, o que comer e o que realizar, senão não relaxa e descansa.
É voltada para o futuro, com a materialização de seus projetos, com a captação e manutenção dos recursos necessários para acionar qualquer empreitada.
A terra é sensorial e gosta de explorar o mundo através dos sentidos. Precisa tocar, sentir com a pele, apreciar pelo paladar. Para terra tudo é entendido através do tangível, do palpável, o que dá uma certa dificuldade de lidar com temas mais etéreos, abstratos e sensíveis, como espiritualidade, mediunidade e fé.
A terra é paciente, prefere o simples ao complexo, aprecia a organização e a eficiência e tem uma postura prestativa e produtiva.
Somente a terra tem a habilidade inata para erguer estruturas fortes e inabaláveis, com a sua exímia visão estratégica e de planejamento.
Os 3 signos que representam o elemento terra são: Touro, Virgem e Capricórnio
Em Touro, a terra é morosa, sensual, resistente, procura acúmulo de riquezas, quer manter e proteger. Tem a tendência a ser muito conservadora e avessa a mudanças. Habilidades: finanças, construção, artes, administrativa, áreas agrícolas, negócios, jardinagem e conservação.
Em Virgem, a terra é perfeccionista, crítica e exigente. Procura aprimorar tudo o que aparece em seu caminho. Trabalhadora, tem a qualidade de dar assistência e prestar ótimos serviços. Habilidades: secretariado, contabilidade, medicina, áreas terapêuticas, enfermagem e nutrição.
Em Capricórnio a terra lidera a partir de passos cautelosos e ambiciosos. Está atenta à estratégia adotada para percorrer todo o caminho de escalada durante a realização de seus projetos. Habilidades: empresariado, líderes, política, executivo, diplomacia, negócios, postos governamentais.
Energia da Terra: características
Os traços marcantes da energia terrena podem se revelar no indivíduo, em maior ou menor dosagem, conforme a distribuição dos planetas no mapa natal pelos signos zodiacais e seus elementos, além da aspectação.
Uma grande quantidade de planetas em um ou vários signos de terra (Touro, Virgem ou Capricórnio) geram excesso de terra.
Poucos ou nenhum acabam trazendo uma carência do elemento.
Havendo uma distribuição equilibrada, o elemento se apresentará de forma positiva e produtiva para o nativo.
Saturno em casas angulares (1, 4, 7 e 10) ou com aspectos a muitos planetas pessoais compensa falta de terra.
Vários planetas nas casas terrenas (2, 6 e 10) compensam falta de terra.
O equilíbrio do elemento terra propicia aos indivíduos:
responsabilidade
segurança
persistência
paciência
produtividade
ambição
senso de realidade
valorização e bom uso dos recursos materiais
concretização de ideias e desejos.
A carência de terra:
pode deixar o indivíduo aéreo,
desconectado da realidade, sem preocupação com questões do dia a dia, como sobrevivência, alimentação, horários e compromissos.
A pessoa se sente sem raízes, sem um solo ou uma base segura.
O elemento terra em demasia:
pode trazer avareza,
teimosia,
conservadorismo exagerado, intransigência e inflexibilidade.
Pode gerar, na falta de água ou fogo, um tanto de ceticismo e materialismo que poderá deixar o indivíduo seco, frio e distante.
Como fortalecer o elemento terra
A terra é o elemento da natureza. O contato com as montanhas e os campos, jardins e matas é muito benéfico para alimentar e expandir o elemento.
O manuseio de vasos com terra, a jardinagem, a modelagem com argila vão estimular o tato, a percepção sensorial e a criatividade.
Adotar sistemas de agenda e organizar a sua rotina é fundamental, além de buscar uma vida diária mais regular e disciplinada.
Alimentos como raízes, grãos integrais e vegetais são excelentes para o estímulo da função da terra no organismo.
Na aromaterapia: cânfora, eucalipto, gerânio, rosa, ylang ylang.
Como atenuar o excesso de terra
Como o indivíduo pode ficar muito passivo, intolerante a mudanças, e com pouca vontade de se exercitar, as atividades físicas devem ser estimuladas para não gerar obesidade, preguiça ou falta de tônus e flexibilidade.
Abrir a mente para aceitar a opinião alheia e o coração para se adaptar às mudanças que são naturais e necessárias no percurso da vida.
Alimentos condimentados e picantes como canela, gengibre, pimenta podem estimular o fogo e combater o excesso da terra.
Frutas doces e cítricas para os que desenvolveram um temperamento melancólico.
Os aromas de lavanda, sálvia, cedro e pau-de-sândalo estimulam a leveza do elemento ar.
Agora, com estas informações, você já pode checar como está usando o elemento terra e procurar desenvolver algumas práticas simples, como as dicas que foram passadas, para trazer mais harmonia e equilíbrio para a sua vida.
Namastê!
Temas que podem interessar:
Astrovivência: uma jornada de Autoconhecimento a partir do seu Mapa Astral
Consultas de Astrologia no Luminares
Bússola do Ano, o seu mapa anual com o GPS para o ano
“POR UM MUNDO MAIS AMOROSO E FELIZ”
Rê Vasconcellos é Astróloga, Mestra Reiki e Terapeuta Vibracional
Pisciana, mãe, esposa, amante da Natureza, da Harmonia e do Saber, atua desde 2000 com Bem-Estar e Qualidade de Vida. Cofundadora do Projeto Luminares. Colunista de Astrologia e outros temas nos sites VYA ESTELAR e O SEGREDO
Gostou desse post? Então curte e compartilha!!!
Comments